top of page

                    Misticetos

 

 

Os misticetos incluem o grupo das baleias. São animais de grande porte (os machos são um pouco menores que as fêmeas). A menor espécie é a baleia-franca-pigméia, cujos comprimentos máximos registrados para machos e fêmeas são de 6,1 e 6,5, respectivamente. Já a baleia-azul que é o maior mamífero marinho, pode alcançar até 33,6 metros de comprimento e pesar 150 toneladas.

Uma de suas características principais é a presença de barbatanas, que substituem os dentes na alimentação. As barbatanas são constituídas por finas placas de cerdas que são feitas de queratina (a mesma proteína encontrada em nossas unhas e no exoesqueleto de insetos). Estas cerdas ficam presas na maxila e são usadas para captura e filtração de suas pequenas presas. Em espécies que se alimentam de plâncton as cerdas formam uma fina rede para filtrar. As espécies que se alimentam de krill e pequenos peixes, como por exemplo as jubartes, as cerdas são muito mais grossas. Todos os misticetos se alimentam engolindo grande quantidade de água e presas, em seguida a água é expelida e os organismos que ficam presos as barbatanas são capturados e digeridos.

 

As baleias-jubartes desenvolveram uma técnica aprimorada para capturar o alimento, chama-se “rede de bolhas”, onde a jubarte aprisiona os cardumes de krill e peixe. Várias baleias se agrupam cercando as presas por baixo e expulsam o ar de seus pulmões, formando uma rede de bolhas que vai forçando as presas se concentrarem e subirem para a superfície. Essa cortina de bolhas serve também para esconder as baleias até o ataque final, quando elas sobem com a boca aberta.

Observando a baleia de cima é possível perceber, no topo de sua cabeça um pouco acima dos olhos, seu orifício respiratório. Ele é o equivalente de nossas narinas, e permanecem fechados durante todo o tempo em que o animal está dentro da água. Quando ele se aproxima da superfície este duplo orifício se abre e o ar é expelido com força pelos pulmões.

Rede de bolhas.

As baleias possuem ampla distribuição e algumas espécies, como as jubartes, são cosmopolitas podendo ser encontradas em todos os oceanos. Quase todas as espécies realizam migrações sazonais entre áreas de alimentação e reprodução. Basicamente as baleias são animais solitários, podendo formar pequenos grupos para alimentação e reprodução. A organização social parece ser mais simples quando comparadas com os odontocetos.

Existem 4 famílias de baleias, onde encontra-se 14 espécies. Dessas quatro famílias, duas ocorrem no Brasil, a família Balaenide e a Balaenopteridae

bottom of page