top of page

                       Odontocetos

 

Os odontocetos, como o nome já faz menção, possuem dentes ao invés de barbatanas. No geral, esses animais são mais conhecidos como golfinhos, porém o cachalote, a orca, baleias-piloto, belugas, botos e narvais também fazem parte deste grupo. Os golfinhos são encontrados em todos os ambientes marinhos com exceção dos pólos. Existem golfinhos que vivem na costa entrando nos estuários, como é o caso do boto-cinza, em alto mar e em alguns casos possuem ampla distribuição. Na costa brasileira, os golfinhos mais encontrados são o boto-cinza, golfinho-nariz-de-garrafa, toninha e golfinho-rotador.

A sub-ordem dos odontocetos é dividida em 10 famílias, e no Brasil ocorrem 6 famílias marinhas. Dentro dessas 6 famílias, encontra-se 74 espécies.

 

Uma das principais características dos odontocetos é a presença de homodontia, ou seja, todos os dentes apresentam forma igual. Possuem também uma dentição permanente, diferente de nós, seres humanos que trocamos os dentes. A formação dos dentes ocorrem geralmente ainda no período de amamentação. Como são animais carnívoros, esses dentes auxiliam na alimentação, os odontocetos utilizam a dentição para capturar a presa, porém engolem sem mastiga-las. A dieta desses animais consiste basicamente de peixes, lulas, polvos e crustáceos. As orcas consomem uma variedade maior de presas, incluindo misticetos, odontocetos, pinípes, lontras, tartarugas-marinhas, tubarões, raias e aves-marinhas.

Homodontia dos cetáceos - Primeira figura espécie não identificada e segunda crânio de uma orca. 

Outra característica que diferencia os odontocetos dos misticetos é o orifício respiratório único, que se abre ao subir na superfície e fecha quando estão dentro d’água.

Os odontocetos possuem um sentido a mais, e é chamado de ecolocalização, no qual são produzidos impulsos sonoros de ampla frequência, que se propagam pelo meio aquático e quando atingem o obstáculo voltam em forma de eco. Os odontocetos recebem estes ecos pela mandíbula, passando para o ouvido interno que manda a mensagem para o cérebro, onde ocorre o reconhecimento da mensagem. Com esse sistema de comunicação, os golfinhos são capazes de identificar predadores, presas, obstáculos e se orientarem.

Os golfinhos-rotadores são exemplos de odontocetos. Nesses vídeos vocês podem conhecer um pouco mais sobre esses animais.

 

bottom of page